Faça a sua busca

Um Lago Inteiro Some Misteriosamente no Sul do Chile

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Era um lago nem muito grande nem muito pequeno, na região austral de Magallanes. Ele se alimentava do derretimento dos glaciares que o rodeavam, por isso era comum observar blocos de gelo flutuando nele.

"Em Março patrulhamos a zona e tudo estava normal, em Abril não pudemos ir e fomos em Maio e para a nossa surpresa o lago tinha desaparecido completamente", dice o Reuters Juan José Romero, diretor regional da Corporação Nacional Florestal (Conaf). "Só restam os icebergs no leito seco do lago e uma fenda enorme", afirmou.

A matéria foi publicada no 20minutos.es. O título deste post é o mesmo que o de lá, e é pra lá de sensacionalista, caça-paraquedistas mesmo. A matéria continua dizendo que entre os povoadores da região rola a versão de que foi um forte terremoto ocorrido em Abril, quando a zona não foi patrulhada, o que causou a desaparição do lago. O terremoto teria aberto a fissura (a fenda enorme, como disse Romero) que engoliu a água.

Ainda estão investigando o caso, para determinar com certeza a causa da desaparição do lago. Mas é óbvio que foi por causa do terremoto.

Uma coisa que eu não entendo é que os chilenos reclamam que o governo está omitindo informação quando ocorre um terremoto lá. No último terremoto, que segundo algumas pessoas causou tsunamis de 20 metros de altura (um tanto exagerada essa afirmação), eles reclamaram que a presidenta Bachelet estava sonegando informação.

De que jeito? Todos sentiram o terremoto. Parece que eles não perceberam que estão sobre uma zona de convergência de placas tectônicas, onde ocorre a subducção entre a placa do Pacífico e a Sul-Americana. Literalmente a placa do Pacífico está se metendo embaixo da Sul-Americana, e eles acham que é possível esconder informação a respeito. Fala sério.

Technorati : , , , ,

0 Comentários:

Deixe seu comentário.