Ai, ai. Ninguém aprende com os erros cometidos no passado. O Concorde prometia muito, e acabou em tragédia. Tudo por levarem os aviões além dos limites.
Eu me lembro que disseram que a fuselagem do Concorde se dilatava de 8 a 10 cm, durante o vôo. Não tinha problema, pois isso já estava previsto. Mas acabou tendo problemas mesmo assim; foi um tremendo fiasco, e o Concorde saiu de circulação.
O Ônibus Espacial já mostrou que não é perfeito, e que só é seguro se as condições climáticas são ótimas. O Columbia terminou em tragédia por causa do desprendimento de um pedaço de espuma.
Igual que o Challenger, fizeram a nave decolar quando a temperatura era inferior à necessária para que partes importante dos tanques de combustível funcionassem corretamente. Tudo por causa do prazo, porque a decolagem já tinha sido adiada vários dias.
Agora veja a última novidade aeroespacial: o avião do tipo "jet", de um custo de mil milhões de Euros, que sobe 60 km em 80 segundos; depois de alcançar os 100 km de altura os motores principais são apagados e a inércia leva o avião até a zona de gravidade zero. Os turistas espacias vão poder desfrutar da falta de gravidade durante TRÊS MINUTOS. Imagina! TRÊS MINUTOS INTEIROS!
Fala sério. Vão pagar algo ao redor dos 150.000 e 200.000 Euros. Eu acho que a passagem vai subir de preço, quando começarem os atrasos e os muitos problemas que surgem durante um projeto desses. Tudo isso pelos três minutos sem gravidade e uma vista única da Terra. Ah, sim. E a chance de morrer numa explosão horrível, em um avião experimental. Claro que vão dizer que ele é seguro; o quê mais poderiam dizer?
Os ricaços com certeza vão querer ter a honra de ir no vôo inaugural da empresa EADS Astrium, porque provavelmente já se esqueceram do Concorde, do Columbia e do Challenger. Essas pessoas são um bando de projetos de kamikases inconscientes de nariz empinado.
Melhor; quantos menos ricos unha-de-fome, políticos corruptos e celebridades estúpidas estiverem neste mundo melhor. Quem sabe a EADS Astrium não viu por aí a campanha do Dudu?
0 Comentários:
Deixe seu comentário.