Faça a sua busca

Democracia: o governo do povo que governa governado

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Engana-se quem pensa que nosso sistema de governo é muito diferente das antigas monarquias, onde a realeza e a nobreza faziam o que bem entendiam com a nação, visando os próprios interesses. As pessoas se orgulham da democracia, e enchem a boca para falar que é "o governo do povo", que "o povo decide", que "é feita a vontade do povo". Quando se analizam os fatos logo se vê que tal sistema de governo só existe na imaginação do cidadão incauto.

As eleições, o voto consciente e os representantes.

A cada dois anos vai o cidadão escolher seus representantes. As opções sempre são poucas, sempre são os mesmos que já nos desapontaram (para dizer o mínimo) no passado, pelo que terminamos votando no "menos pior", e inclusive em desconhecidos. Isso quem tenta escolher um representante decente (se iludindo de que é possível). Outros simplesmente votam em quem mais lhes convém, em quem promete mais (se ele vai cumprir depois, é outro papo).

Congresso Nacional do Brasil
Crédito da foto: marcelometal.

É óbivo que é preciso usar a cabeça na hora de escolher os representantes (assim como para fazer qualquer outra coisa na vida). No entanto, isso não é nem de perto suficiente para mudar a horrível e absurda realidade do país. É ingênuo esperar, por exemplo, que um presidente resolva todos os problemas da nação. Até porque, ele não toma as decisões sozinho.

Jamais um político fez tudo direito do jeito que o povo esperava, e isso jamais vai acontecer. Isto é confirmado a cada dia, quando vemos as pessoas reclamando do quê o governo fez ou deixou de fazer, da corrupção dos políticos, etc. Nós sabemos que esses senhores não são santos, muito pelo contrário. No entanto, eles continuam lá, ano após ano, roubando, trabalhando pouco ou nada, ganhando rios de dinheiro, dilapidando o dinheiro do contribuinte, nos fazendo de palhaços, transformando o país em motivo de piada. E o pior: sendo reeleitos.

É o país da impunidade.

O Brasil, mais conhecido como "o país da impunidade", é um paraíso para esses parasitas, que não trabalham, ganham muito (até aumentam o próprio salário) e além de tudo roubam o dinheiro do contribuinte para gastar em suas mansões, jatos, iates, viagens, parentes, etc, etc, etc. Tudo isso sem sofrer qualquer consequência. Qualquer tentativa de justiça termina em "pizza". Por quê? Porque os interessados em que haja justiça não se mexem.

Photobucket
Crédito da foto: Robvini.

Política é sinônimo de conveniência, de interesse. O povo deixa que as falcatruas, roubalheiras e polêmicas várias do governo sejam resolvidas pelo próprio meio corrupto, que sempre chega num acordo, uma troca de favores, para jogar a sujeira para debaixo do tapete. Representantes? Só se for dos próprios interesses.

O povo que governa governado pelos seus empregados.

Supõe-se que eles são nossos empregados, já que nós pagamos seus salários, e que estão no comando para servir-nos. No entanto, eles mandam e desmandam em nós. Os beneficiados por suas ações nós sabemos quem são. Os prejudicados... bem, isso sentimos na pele.

A última vez que o povo brasileiro votou sobre uma lei foi em 2005, sobre as armas de fogo, mas a iniciativa não foi popular. A realização do referendo foi promulgada pelo Senado. As carências do Brasil são gritantes, e pioram a cada ano. Apesar disso, e de ver os políticos gastando centenas de milhares de reais do contribuinte para proveito próprio, o povo não toma uma atitude.

Pobreza
Enquanto isso, tem filhinha de senador gastando mais de 14 mil reais com celular do pai, em viagem no México. Crédito da foto: André Cherri.

Só haverá justiça quando o povo fizer justiça, quando os lesados saírem às ruas para se certificar de que seja feita justiça. Só existirá democracia quando o povo fizer uso de seu poder como governante, quando o povo anular, com seu voto, essa lei ridícula, essa decisão absurda do Senado, quando o povo destituir esse ladrão corrupto que ocupa o cargo de presidente do Senado. As carências dos setores da saúde, da educação e da segurança só serão atendidas quando o povo ORDENAR que isso seja feito, fazendo uso do poder que parece ter abdicado pela comodidade de ficar sentado em casa. Só que ficar em casa se queixando não vai servir para absolutamente NADA. É COMPLETAMENTE INÚTIL, perda de tempo.

Se o povo decide, então QUE DECIDA. Se o povo governa, então QUE GOVERNE. Se é feita a vontade do povo, então QUE O POVO FAÇA VALER SUA VONTADE.

Eu sei que é difícil. Todo mundo têm trabalho e inúmeros problemas para resolver, mas é a única maneira de mudar o país.

Technorati : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Deixe seu comentário.