Faça a sua busca

Eleições nos Estados Unidos

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aquilo é um circo, um show, um concurso de popularidade, um espetáculo com luzes, música, fogos de artifício, desfiles, maquiagem, roupa linda e discursos bonitos do tipo Gracie Hart: "...and world peace". Do jeitinho que o povo gosta. Ah, dizem que tem política no meio disso tudo. E democracia. Eu só vejo show business.

Os eleitores ficam abestalhados com as câmeras de tv, com as fotos nas revistas, com o terno e o sorrizinho falso e idiota dos candidatos, e não percebem que não são eles que escolhem o presidente da nação. Em vez disso, votam num colegiado (um grupinho de pessoas) para representar o seu estado, e é o voto desse grupinho que pode levar um canditato à Casa Branca.

É a minoria decidindo pela maioria. Não entendo como os cidadãos não se incomodam com isso ou com as looongas reuiniões dos canditatos com os colegiados. Eles podem até confiar no colegiado que escolheram, mas e os outros colegiados? Parece religião, vai na fé... Padres não abusam de menores, o Iraque tem armas de destruição em massa, políticos são pessoas boas, bem-intencionadas e incorruptíveis...

Os ignorantes se concentram nesse circo, e não percebem que o país e o mundo estão a mercê de uns poucos.

Barack Obama - Hillary Clinton

Em 2000 a maioria dos (inúteis) votos populares foram para Al Gore, e no entanto, os colegiados escolheram o Bush para Presidente. Foi uma tremenda polêmica, mas o sitema eleitoral continua o mesmo.

Mais tarde, Bush mandou os norte-americanos à guerra, matar inocentes e/ou morrer. Gerou polêmica, muitos se revoltaram (principalmente as familias dos soldados mortos na guerra), porém, tudo continua igual. Bela democracia.

Technorati : , , , ,

0 Comentários:

Deixe seu comentário.