Faça a sua busca

Vegetarianismo - Alguns Pontos Relevantes (e Outros nem Tanto)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Você não vê que matar animais é errado e cruel? Melhor mate plantas, afinal, elas não tem sistema nervoso, portanto, não sentem dor. Morrem, sim, mas não sofrem. Não devem nem saber que estão vivas. Extinguir a vida de uma planta é mais humanitário.

Muitos famosos abandonaram a carne em defesa dos direitos dos animais. Veja algumas celebridades vegetarianas.

Paul McCartney
Paul McCartney, ex-Beatle e ex-bom-músico (pro meu gosto).

Anthony Kiedis
Anthony Kiedis, vocalista dos Red Hot Chili Pepers. Eu sabia que a loucura desse cara tinha um motivo.

Natalie Portman
Rainha Amidala. Isto é, Natalie Portman. Você rejeitaria um filezinho desses?

Alicia Silverstone
Alicia Silverstone. Ela prefere estar nua a usar pele de animais. Tem todo o meu apoio.

Adolf Hitler.
Adolf Hitler vegetariano

Um excelente exemplo citado pela Revita Época. Faça como o Hitler, proteja os seres vivos sendo vegetariano.

Ironias aparte, há alguns pontos interessantes na luta contra o consumo de carne.

"A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a oito pessoas." (fonte)

Uma diferença abismal. Se as terras fossem usadas para a produção de grãos (não apenas soja e milho), haveria alimento suficiente para todo o mundo. É matemático. Além disso, pelo (pouco) que entendo, quando há abundancia de um produto o preço do mesmo cai. Então, haveria alimento sufuciente e a um preço mais acessível.

Na verdade, para a maioria das pessoas, o preço a pagar por isso tudo seria alto demais, pois o consumo de carne faz parte dos gostos e do estilo delas. Já tem até tutorial para otimizar a ida à churrascaria!

Um dos pontos mais preocupantes é que, Segundo o Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), 78% do desmatamento na Amazônia aconteceu para abrir espaço para os pastos, para alimentar o gado. O Brasil mantém 195 milhões de bovinos, cerca de 35% desse rebanho está na Amazônia, e precisam todo ano de novas áreas derrubadas para a formação de pasto.

Não estou falando sobre direitos ou sofrimento dos animais, apenas de fatos. A pecuária causa um grande impacto no meio ambiente e na sociedade (quantidade de alimentos disponível, preço).

Por um tempo vai continuar sendo assim, pois levarão muitos anos, talvez gerações, até que todo mundo seja vegetariano (caso venha a acontecer). E assim como o petróleo, enquanto der dinheiro a coisa vai continuar do jeito que está.

Bom, eu já comsumo pouca carne mas por enquanto vou continuar sendo carnívoro (assim caminha a humanidade...).

Technorati : , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Deixe seu comentário.