Faça a sua busca

Epidemia de Indiferença

sexta-feira, 23 de março de 2007

Desde Platão, Aristóteles e outros "loucos" queimados na fogueira o homem humano se auto-intitulou "ser racional", se colocando em uma posição de superioridade.

Porém, na verdade não é todo mundo que usa a razão, e nem todo o tempo. Quem usa a razão todo o tempo é (geralmente) quem tá tramando phoder alguém, para tirar vantagem. E assim chegar a ser uma das pessoas mais ricas e poderosas do mundo.

O povo em geral não usa a razão "iluminadora" que diz possuir; a irracionalidade é de um nível tal, que chega à indiferença social. Uma ilustração clara é o caso que o Alex Castro expôs sobre o documentário Edifício Master:

"Os entrevistados contaram coisas sérias e profundas, expuseram suas vidas frente às câmeras. E a platéia riu."

Hoje em dia o pior vírus que assola a humanidade, imbatível, sem vacina eficaz e que se contagia por qualquer meio de comunicação, é a indiferença. Claro que não vem sozinho, seus amigos patogênicos como a febre da mídia, a gripe do consumismo e a síndrome do egoísmo criam uma atitude de "o mundo que se foda".

Muito pouca gente tá preocupada com os outros, esteja num palco à dois metros ou a milhares de quilômetros; como acontece com os yankees. Eu aposto que a maior parte da população não sabia direito nem onde ficava o Afeganistão ou o Irak antes que seu governo (o povo não decidiu nada) começasse a destruir as duas nações. Nem quiseram saber as verdadeiras rasões da guerra (cof... cof... petróleo... cof... poder.).

É muito mais fácil olhar pro outro lado, fazer de conta que não existe problema algum; mas como os problema sim existem, e não se faz nada a respeito, eles só pioram. E uma capacidade super desenvolvida hoje em dia é a de esquecer, porque hoje encontramos políticos eleitos que no passado (não muito distante) foram destituídos por corruptos. Fala sério!!

Se ao menos uma pessoa lembrasse do ocorrido no documentário, tivesse entendido seu erro, e mudado sua atitude de indiferença, eu me surpreenderia. Tomem cuidado com a epidemia de indiferença avançada, ou ela só desaparecerá quando todos estivermos juntos num buraco sem saída. Transmita esta mensagem, ou saiba que a doença já o está afetando.

8 Comentários:

Anônimo disse...

testetetetetetetete

Anônimo disse...

...

Anônimo disse...

:D

Anônimo disse...

:(

Anônimo disse...

Quer aparecer aqui? Comente! :D

i disse...

Concordo plenamente com a idéia da praga de indiferença. Enquanto o abismo não estiver debaixo dos nossos pés, apenas tocaremos o barco. Quanto à razão, na verdade o império dela nunca foi tão inabalável assim. Céticos e empiricistas a criticam desde que primeiro ela foi mencionada...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Paulo, obrigado pelo comentário. Vamos divulgar a única vacina efetiva: a conscientização. Dei uma olhada rápida no seu blog, não acho que está tão bagunçado como você diz. Ando sem tempo, mas logo o lerei com mais calma. :)

Deixe seu comentário.